30 de março de 2012

Sobre os Haters do cotidiano e das Redes Sociais...


Em tempos de Redes Sociais, a opinião das pessoas passou a ser pública em questão de minutos. Coisas engraçadas, coisas tristes, opiniões pesadas, declarações de amor, tudo isso faz parte de quem utiliza qualquer site de relacionamentos atualmente. Tudo "normal", guardada as devidas proporções que o limite da normalidade comporta com relação a sua exposição como pessoa e profissional. Mas observo que a cada dia mais uma especie de usuário aumenta exponencialmente: O Hater.
Para quem não sabe, "Hater" é um termo usado na Lingua Inglesa e significa "Odiador".
Mas o que seria um Hater e o que ele costuma fazer?
Um Hater odeia. Seja por qualquer motivo (justo ou não), ele odeia. O Hater jamais tem a capacidade de pensar um pouco além das aparências e entender que algo simplesmente funciona ou existe de uma maneira e que por mais que ele queira, o staus quo da coisa não vai mudar simplesmente porque ele deseja. E principalmente: O Hater jamais elogiará algo ou alguém que ele tenha criticado anteriormente. Por mais que a pessoa tenha feito algo legal ou a situação seja excelente. É demais pra ele.
Mas não é só isso. Além de odiar, o Hater tenta convencer a todos que a sua opinião é a correta e que o seu alvo é pernicioso e que prejudica não só a sí, mas a coletividade. É chato pra caramba.
Existem diversos tipos de Haters (acho que ja devem ter alguns me esperando). Mas os Haters mais ativos, na minha opinião, são os que são contra as famosas banda de Pop Rock. Eu simplesmente não consigo entender porque tanta raiva. Eu nunca ouvi uma musica de bandas como restart ou cine (pasmem). E pra te falar a verdade nem tenho pretensão de ouvir. Mas eleger essas bandas como a "escória", "o lixo" e todos os demais adjetivos pejorativos juntos já é demais. A equação é simples: Não gosta, não ouça. E principalmente, respeite quem gosta.
Na verdade, todos temos um lado Hater bem vivo. Mas temos que tomar cuidado para não transformar uma opinião momentânea sobre algo em uma verdade absoluta. Saber a diferença entre odiar e criticar é fundamental nos dias de hoje. Pense se vale a pena. Garanto que a grande maioria das pessoas que são alvos não estão nem aí pra isso. Muito pelo contrário. O seu Ibope é que aumenta ainda mais certas situações.

11 comentários:

  1. "Hater" , essa eu nao sabia , vivendo e aprendendo... rsrs . Mto boa a publicação , respeitar o proximo é preciso !

    ResponderExcluir
  2. Hoje vivemos numa sociedade ''odiadora''. Não gostar de algo ou alguém te coloca num grupo de ''sou diferente e isso é legal''. A questão não é só odiar, mas é a capacidade da incitação ao ódio que determinado sujeito quer imputar nas redes sociais. O que faz um ser humano fazer um perfil numa rede social? Querer ver e ser visto. O problema é que ele só quer ver o que quer, e quer ser visto como um fodão. A questão dos haters nunca me incomodam, porque acho absolutamente saudável não gostar de algo e ter o direito de demonstrar sua insatisfação. Mas a criatura faz questão de em todos os seus posts demosntrar raiva e desprezo por algo, que geralmente, não é da conta de ninguém aturar uma pessoa mal humorada o dia todo nas redes. Parabéns pela iniciativa do blog, quando quiser visite o meu primão, lá tb tem de tudo!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário! Mande o link do seu Blog depois.

      Excluir
  3. Esqueci de dizer que o botão ''desfazer amizade'' é a coisa mais maneira que inventaram hoje em dia pra essas figuras chatas.

    ResponderExcluir
  4. Eu não entendo esse prazer que muita gente tem de espalhar ódio por aí... E essa banalização de tudo, até do ódio? Gente?! Certo que todos tem o direito de apontar/criticar algo - mesmo que sejam críticas construtivas ou destrutivas - porque caramba, isso é internet e as pessoas acabam sentido uma liberdade maior quando falam por aqui, e isso de certa forma é bom porque gera mais formadores de opinião. Porém, se for para opinar e criticar, que seja de uma forma menos agressiva. Eu penso que muita gente não tinha essa coisa de odeio-tudo-"ruim"-que-o-outro-faz antes de existir esse "movimento hater" na internet. Muita gente só não se importava e pronto, tocava a vida.
    A internet gerou essa vontade maior de expressar opiniões, mas as pessoas deveriam olhar para todos os pontos antes de dizer que fulano é N coisas ruins, que odeia coisas que são relevantes e questionar se vale mesmo à pena expressar suas opiniões de forma negativa e agressiva.
    É triste ver gente usando essa ferramenta maravilhosa para ferir o próximo, parte meu coração.

    (Enfim, falo demais, rs. Adorei o conteúdo e visitarei sempre que possível.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário Barbara, gostei muito! Ter opinião é diferente de odiar a tudo e a todos. Concordo com você. Beijão, volte sempre!

      Excluir
  5. Sabia da existência desse tipo de pessoas, mas naum sabia q levava esse nome hater,axo q a internet e as redes sociais foram e são uns dos meios que ajudaram esse movimento a crescer, pq elas possibilitam o "anonimato",atinge um grande numero de pessoas em tempo real sendo que algumas pessoas tem opinião própria e que analisam o que estão lendo e ouvindo e outras são estilo "mariposa" não pode ver um pico de luz q já vai seguindo sem parar pra pensar essas normalmnte seguem esses haters e suas idéias...
    Bom eu axo que cada um é um ser individual,q vive num coletivo e q o respeito mutuo é important todos conhecerem e praticarem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Respeito é fundamental! Obrigado pelo comentário Nath. Beijos!

      Excluir
  6. "Haters gonna hate." Até acostumado estou ficando.

    ResponderExcluir